Skip to content

Mural na Marcha Mundial das Mulheres – 30 de agosto de 2013

fevereiro 21, 2014

Mais um mural feminista !!!!!

Fomos chamad@s para apresentar o que é o muralismo (história, características, estéticas etc) e propor/construir/pintar um mural junto com as mulheres, no 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que aconteceu na semana do dia 25 ao dia 31, no Memorial da América Latina. Foi uma semana com várias palestras, debates, oficinas com o tema do feminismo na América Latina, questões em comum, entre os países, como o Estatuto do Nascituro, as violências e também as resistências, as construções alternativas e coletivas de mulheres. Ficamos na tenda “Maria Lacerda de Moura” – e é claro que ficamos contentes de estar em uma tenda em homenagem a uma anarquista! Deram para nós pincéis, tinta branca, pigmentos e três tapumes. Algumas mulheres se aproximaram já com o interesse em muralismo, outras vieram aos poucos com curiosidade…

 

Imagem

Depois da conversa sobre muralismo, nos reunimos em grupos para discutir como seria o mural. Muitas conversas rolaram: espaços exclusivos para mulheres e/ou participação de homens na luta feminista, imagens defensivas ou que dão empoderamento, parto, aborto, autonomia, liberdade, marcha… enfim, com tantas ideias e pouco tempo para pintar, percebemos que a diversidade (mulheres de várias formas, cores, etnias, estilos…) e o slogan da marcha, no momento, seria um consenso do que pintar no mural (Ah e um mural de três tapumes. Primeiro, fomos riscando com lápis e giz e logo foram aparecendo os rostos e corpos diferentes, que apesar de respeitar a estética do muralismo (cabeças redondas, olhos amendoados, junção de uma sobrancelha com o nariz…), foram aparecendo muitas outras referencias , o que caracteriza ainda mais o muralismo: a construção coletiva, a colaboração e, é claro, a diversidade de que tanto valorizamos!

 

ImagemImagem

Foi anoitecendo e o mural já estava ficando pronto, graças à participação de todas: sejam as que discutiram mais na construção do mural, sejam as que ficaram à vontade para contribuir com as pinceladas e detalhes. Bem, gostamos muito do convite e mais ainda de pintar/debater/conviver com mulheres de vários lugares que trouxeram um bocado de experiências e vontades!

 

Imagem

 

 

Valeu demais!

Abraços Libertários,

Arte Libertári@.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: