Skip to content

Relato do dia da Ocupação Cultural, Sta Cecília – $P

setembro 2, 2011

No dia 21/08, domingo, foi realizado uma pré-atividade de Ocupação Cultural da Santa Cecília. A ocupação aconteceu no Sindicato do Correios, parceiro nesta atividade.

Começo do mural, que nesse caso foi realizado num tapume

Apesar do termometro não colaborar estava fazendo muito frio, as atividades ocorreram com tranquilidade e com um certo público prestigiando. Ainda temos muito por fazer, porque a luta é muito maior do que pensamos, imaginamos e teorizamos.

Por isso, cito a frase de um ilustre morador de Santa Cecília, que se dizia sindico de um prédio próximo aonde estava ocorrendo as atividades, que é mais ou menos assim: – “isso aí que vocês fazem, não é cultura e não é arte!” Tais palavras foram ditas na frente de policiais que o mesmo fez questão de chamar, para por “ordem e a lei do silêncio em prática”. Porém, logo depois o “nosso” sindico que também era artista plático, entrou em contradição e declarou que na verdade, não era o sindico, mas sim o vice-sindico de tal prédio. O que fez policiais e nos da organização rir de tal situação.

Bloco carnavalesco: Filhos da Santa

E isso nos fez pensar o que queriamos com essa ocupação cultural? Acabamos constatando que precisamos lutar, lutar por nossa cultura, a cultura que fazemos e insistimos e que queremos continuar a fazer. Queremos o nosso grafite, samba, cinekaos, vídeo popular e debates políticos.

Muralismo e violino

Esse morador, ele é só um reflexo da conjuntura colocada neste bairro. Onde madames mandam e desmandam. Esse mesmo bairro que tanto valorizamos por sua diversidade cultural, mas que muitos o abominam por essa estrutura e que querem realizar uma higienização local.

Passe Livre e campanha do Tarifa zero

Precisamos ocupar essas brechas, lutar, precisamos da contribuição de vários grupos e coletivos nesta luta. E aí sim, construir a próxima OKUPA!

Segue abaixo fotos do muralismo e de outros grupos que ajudaram a construir esse dia, porque como fala um amigo e também organizador: “É tudojuntomisturado!”

Outro  link que também tem relato da ocupação é: outubrovermelho.com.br

    

Mural finalizado: Liberdade aos/as presxs politicxs, a solidariedade não tem fronteiras!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: