Pular para o conteúdo

Ocupação Artística Muralizando na Favela!

maio 28, 2011

No último 14 de Maio participamos, convidados pelo Núcleo de Comunicação Marginal, da 1ª Ocupação Artística na Favela, que se realizou na Favela da Biquinha em são Bernardo do Campo, com o objetivo de fortalecer a comunidade e disponibilizar um espaço para os artistas locais.

Durante a Ocupação Artística espalharam-se na favela, artistas de diversos lugares da cidade, da região do Grande ABC e de São Paulo, que pelo morro espalharam tinta, drama, música, letras, desde o palco armado no espaço aberto no centro da Biquinha até as paredes dos barracos e vielas, foram tudo aos poucos recebendo os convidados, que também aos poucos foram deixando suas marcas, mensagens e expressões.

Encontramos nosso muro, a casinha humilde de cara pro fluxo, e depois de meditarmos e prepararmos nossas energias, começamos os traços, que ganhou logo nas primeiras pinceladas de tintas a participação dos moradores, primeiro de jovens e adolescentes, e depois, como se numa troca de turnos, a criançada dominou o espaço, servimos mais de orientação para a arte deles. @s don@s das mãos pequeninas que portavam as canequinhas e potinhos com tintas eram os mesmos que, vez por outra, saiam correndo a brincar e espalhavam a tinta pelo chão, trocavam as linhas apagavam, o traço, discutiam, iam e vinham, ôô tio pra cá, ôô tia pra lá, que confusão!

E nessa super experiência com a moçadinha e seu espírito em verdade livre, est@s mesm@s don@s de seus pequeninos pés e mãos, portavam os olhos que brilhavam, em quanto pintavam, e ao nos distanciarmos todos juntos uma certa distancia do muro, e analisarmos, nós, de voz madura, e elas e eles de vozes infantis, com todos os olhos e mentes voltadas para a primeira experiência com tintas e muros e murais na vida das pequenas… ” Quê ser isso?”, “O que vocês acham que é?”, “São pessoas de mãos dadas!”, “Que cores tem ai?”, “É a primeira vez que tinta? ops, que pinta?”, “Que significa isso?”, e “Essa gente de mãos dadas?”… “Tio meus pais querem que vocês pintem lá em casa” ,…

Havia um porque… e havia olhos amendoados e brilhantes no  mural e nas expressões… Que ali dentro uma sutil percepção, os significados que as apresentávamos, resplandeciam no profundo, sementes que esperamos que germinem com a vida.

Acreditamos que as transformações que um povo quer, é somente ele que pode fazer! São somente as pessoas que podem decidir seu futuro, e a partir daí se fortalecer e partir para ação.

O território da favela ainda é o território em disputa e portanto da violência, que não parte apenas do Estado, mas também do narcotráfico e da própria população que quer ser possuidora de espaço.

Assim, este mural representa mais do que a solidariedade presente nas favelas, evidencia a força que juntos e juntas uma população pode ter para determinar seu futuro, quando consciente disso!

Afinal, AGIR POSSIBILITA!!!!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Libelulla avoadora permalink
    maio 29, 2011 3:33 pm

    A luta continua e constante, faz o agir possibilitar!
    Grata por fazer parte desse grupo!

    bejoss e saudades

  2. agosto 27, 2014 6:39 pm

    Olá!

    Muito bonitas as idéias de vocês! Parabéns pela iniciativa!
    A arte deve estar presente para todos!

    Gostaria de indicar esse link para as crianças:
    http://www.obrasdarte.com/desenhos-para-colorir

    É só fazer download e pintar!

    Beijos,

    Aline.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: