Pular para o conteúdo

29 de Março – Dia do jovem combatente/Chile

março 29, 2011

A data é uma referência a morte dos estudantes e irmãos Rafael e Eduardo Vergara Toledo que lutaram na linha de frete dos movimentos populares contra o regime totalitário do general Augusto Pinochet (1973 – 1990), foram assassinados em 29 de Março de 1985. Desde então, todos os anos, no bairro de Villa Francia, na zona oeste de Santiago, onde os irmãos Vergara moravam, as pessoas sem às ruas realizando marchas, danças e seus pais costumam falar às pessoas! E em Santiago e Valparaíso se realizam machas lembrando aos jovens que morreram nas mãos de Pinochet.

Ontem, véspera do dia do Jovem Combatente, fizemos uma intervenção ao redor do Consulado Geral do Chile – SP. Com as colagens denunciamos a questão do abuso de poder do governo reacionário Sebastián Piñera, que em nome do “bem-estar e ordem social”, utiliza a Lei antiterrorista (criada na época da ditadura de Pinochet) para prender companheiros libertários e indígenas Mapuche, invadindo ocupações, bibliotecas e as casas de diversos militantes. Em 14 de Agosto de 2010,  14 militantes foram presos sob a acusações de ataques armados, com explosivos e objetos incendiários, que aconteceram nos últimos 3 anos, contra alvos do Estado e do capital no país. Porém a única prova concreta é que esses militantes faziam e fazem parte de movimentos sociais e atividades de luta contra a farsa democrática. Atualmente são 10 pres@s políticos.  E dos índios Mapuches, que desde a colonização são símbolo de resistência, pois não se rendiam a aculturação espanhola, resistência que se mantém firme até os dias atuais. Hoje, brigam pelas terras de Araucanía, região sul do Estado chileno. Os conflitos com o Estado para ter posse das terras vem  séculos gerando confrontos e prisões, mas se acentuou em Janeiro de 2008, com a morte do estudante de ascendência mapuche Matias Catrileo, 22 anos, por um segurança privado de um fazendeiro. Os mapuches reinvidicam a posse das terras da região de Araucaní, além da liberdade d@s pres@s políticos que defendem a causa indígena.

 

 

A solidariedade não reconhece fronteiras…

Basta de Lei antiterrorista!

Liberdade a tod@s os/as pres@s políticos do Chile, do Brasil e do Mundo!

 

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Projeto ACR / Itapira-SP permalink
    março 31, 2011 5:55 pm

    Solidariedade internacionalista anti-carcere. Ótimo cartaz amig@s, estarei utilizando junto com outros materiais que produzi aqui, Abraços à tod@s…ARRIBA LOS KE LUCHAM !!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: