Skip to content

Carnaval e 8 de março …

março 20, 2011

MULHERES EM LUTA PELA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O 8 de março este ano teve uma particularidade, caiu justamente no Carnaval. Quem se lembrou dos “Dia Internacional das Mulheres”? E por um outro lado, quem se esqeuceu do Carnaval?

No Brasil tem-se uma tradição de parar tudo no Carnaval, até mesmo a marcha que ocorre todos os anos no dia 8 de março não ocorreu na data (e se ocorrece, não haveria uma grande participação).

Foi ai que pensamos:  “não há data melhor para fazer um mural que dia 8″ e foi o que partimos a pintar e fazer!

A ideia de pintar um mural era justamente chamar a atenção das mulheres para a ação, indo contra ao que se tenta projetar aqui de que o dia das mulheres é a data para felicitar, dar rosas vermelhas e todo esse teatro de “reconhecer” a importância da mulher na sociedade.

Assim, a proposta do mural veio para chamar as mulheres e homens para a ação. É claro que dentro do sistema econômico que vivemos tanto homens quanto mulheres sofrem diversas imposições de como se comportar, como ser, que corpo ter, por isso acreditamos que uma verdadeira transformação social não venha de um ou de outra, mas da junção das forças.

Sabemos que existem lutas específicas da mulher, pois a mulher não pode decidir sobre seu corpo, ainda hoje é alvo de inferiorização e submissão…E não é isso que queremos! Pensamos que as mulheres tem tanta capacidade quanto os homens de se posicionar, discutir e agir. Não queremos companheiras e amigas em casa cuidando dos filhos e filhas enquanto seus companheiros estão lutando!

Não esperemos mais para construir o mundo que queremos no futuro. O mundo é hoje! Pois aquilo que sonhamos no futuro será fruto daquilo que realizamos hoje…

 

 

 

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. março 21, 2011 5:46 pm

    Excelente mural. Van muy bien compañeras y compañeros. Adelante.

    Arriba las y los que luchan

  2. março 21, 2011 11:51 pm

    Muito Bom! Vou repassar o post!
    Sou de Juiz de Fora e aqui tivemos um evento muito bacana chamado Mulheres no Volante… foi a 3ª edição. Geralmente acontece no final do ano, mas em função da falta de espaço para o 8 de maio, as organizadores decidiram abrir debate no mês das mulheres, trazendo o evento para o 1º semestre.
    o site é http://mulheresnovolante.com
    Tivemos artistas importantes da cidade expondo e fazendo performances muito ligadas as relações do feminino, desde questões subjetivas, afetivas à outras mais políticas, como o trabalho de Nina Zamapi, “Beleza Dura”, onde a artista procurou questionar o sofrimento quase obrigatoriamente necessário que a mulher deve passar para se sentir identificada com o próprio gênero. Foram fotos belíssimas e carregas de significados que extrapolam o fascínio estético. Todo mundo saiu de lá pensando!!!
    Um forte abraço e desejo a suavidade do feminino e a força das ruas no espírito de todos que participam dessa coletividade!

    JP de Oliveira

    Coletivo Epinefrina – http://coletivoepinefrina.wordpress.com

  3. yzak permalink
    março 22, 2011 5:38 pm

    O mural ficou lindo.
    Parabéns à tod@s envolvidas. Infelizmente vi muita gente que bate no peito pelo dia, esquecendo ela por causa do carnaval…

    Beijos

  4. março 28, 2011 7:33 pm

    Olá! Parabéns pelos trabalhos, mto legal!!!!!

    Gostaria de saber como faço pra acompanhar os eventos, receber informes e até mesmo me arriscar a ajudar numa arte! rs..

    abraços,

    Fábio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: