Skip to content

MURALIZE!

fevereiro 25, 2011

 

1º Muralismo de SP

Eis ai diante da vossa vista o primeiro muro coletivo libertário no estado de São Paulo! O mural pintado numsábado dia 5/2/2011 e fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

(1º vem  a idéia e o muro,  juntos pois o mural leva uma mensagem transmitida num contexto, no caso há muitas escolas acerca;  Depois desenho a carvão e o contorno de preto; Ai todos pintam!)

A idéia é levar a prática algumas das trocas culturais e propostas debatidas no último ELAOPA (Encontro  Latino  Americano de Organizações Populares Autonomas) que  aconteceu no interior de SP, onde tivemos  contato com a arte  de companheirxs anarquistas do Chile e do Rio Grande do Sul.

Voltamos com a idéia de fazer nascer a cultura muralista em  SP, assim como tamém nossxs irmxos no RJ tem estado a  planejar esse mesmo nascimento no Rio, e quem sabe fazer  nascer muros pelas vilas, morros e bairros de todo Brasil?
Foi ali, numa esquina de vila, logo após levar-mos um enquadro  na primeira tentativa numa viela, mas após a bronca e a troca  de idéia nos deixaram sair com as tintas, encontramos outro  muro dessa vez com autorização do dono da casa. Muro que acabou sendo melhor que o primeiro… afinal  tinhamos na cabeça que esse seria nosso treino, e não um muralismo logo na primeira pincelada, queriamos praticar, pois nunca  haviamos feito essa arte antes… no entanto as esquinas nos surpreendem nas suas dobras, e foi nessa dita cuja dobra que apareceu a mulecada pra também empunhar pincel e tinta e participar da pintura e a comunidade, os vizinhos e o povo que passava a elogiar. E durante o processo todo uma grande troca de idéias e informações, na descoberta dos que acabavam de nos conhecer sobre o que é a proposta libertária e do muro, até a nossa descoberta de como essa arte, essa cultura do muralismo, é poderosa para interagir com as pessoas e para trocar com elas.

Esse relato demorou pra aparecer pois afinal queriamos contar detalhes do enquadro, da elaboração do desenho que foi durante a madrugada e  da realização e de todas as palavras que foram trocadas. Mas no caos da metrópole não conseguimos parar pra escrever algum relato coletivo e completo, mas atualizaremos!

Fica esse relato breve então para minimamente acompanhar as imagens, e um vídeo feito a partir de imagens que mandamos para TVT (televisão dos trabalhadores), um canal local que é dos sindicalistas do abc, porém estamos lá dentro propondo novas idéias e expondo o carater libertário das nossas ações que tem sido até então admirado pelos que lá trabalham que tem contato conosco, e nesse trabalho de contato nossa participação na construção de uma nova mídia também pode estar começando, em breve darei mais notícias aqui e no blog do coletivo cinestésicos.

A matéria com as imagens que mandamos contém umas gadfes, como o Sinestecico ( Com S e no singular) e principalmente no final quando ele crítica a pixação. Cito isso para que fique claro aos camaradas do pixo que não foi nossa obra essa fala equivocada, e que praticamos a pixação de idéias também por ai, mas é mídia, e se conseguimos expor com o muro a imagem de “A Desobediência Civil”, do “Opre$$or” e a idéia de organização popular autonoma tudo isso mais a Estrela Rubro Negra no Centro em destaque, então conseguimos a primeira hackeada num veículo de informação  que pode ser construído com nossa participação, como vem até então se mostrando nessa possibilidade.  E quem sabe, algo que nunca imaginamos ver, uma tendência libertária num canal de TV. Local. Assim como os muros. Mas é só por enquanto…

http://www.tvt.org.br/portal/watch.php?id=3956&category=183

Que fique a mensagem, pixo aqui nesse final, para que a Arte, o Muralismo, a rádio e a tv comunitária, a Net, e todas as formas e ferramentas de comunicação popular e intervenção e transformação continuem a se expandir! Pra cima!

 

MURALIZE!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Tharcus permalink
    fevereiro 25, 2011 10:33 pm

    Maravilha companheirada!!
    Pintar e Lutar!!

  2. fevereiro 28, 2011 12:30 am

    Muito lindo e mural. Saludos sigan adelante.

    Pintar y luchar – pintar e lutar
    ARRIBA LAS Y LOS QUE LUCHAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: